quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tudo sobre a historia dos alargadores.

Iai galera!
Hoje vou falar sobre a historia dos alargadores para vocês verem como é bem antiga a historia.
A historia do uso dos alargadores é mais antiga do que a historia do uso da escrita, ou seja as pessoas furavam as orelhas antes mesmo de saber escrever alguma coisa, certas tribos acreditavam que o uso do alargador trazia benefícios ao usuário.
As pessoas que tinham o alargador na boca por exemplo teria o dom de falar certo, dá a palavra correta, aconselhar corretamente, já as pessoas que tinham o alargador na orelha teria o dom de ouvir/escutar melhor consequentemente com isso já se tornava mais sábio.





Dai a gente já pegou que o índio que usasse o alargador na boca seria o índio que tinha o dom da palavra, e o índio que tivesse com o alargador na orelha tem o dom de ser aquela pessoa ouvinte que sabe ouvir e se tornar mais sábia.(Sinceramente eu não sei como uma pessoa falaria melhor com um trambolho na boca.)
Algumas tribos indígenas ainda tem o costume de furar e dilatar a orelha e esse procedimento é feito com pedaços de madeira quanto pra fazer o furo quanto para dilatar a orelha, mas hoje em dia é muito comum se usar o alargador Espiral.




 O alargador espiral é um alargador meio especial, o uso do alargador espiral é muito especial porque conforme você coloque ele na sua orelha é vai abrindo o buraco da sua orelha, ele serve para que você vá alargando com o tempo a sua orelha.
Aqui no Brasil o alargador tem uma simbologia muito especial, o uso do alargador remonta a lenda de Kamukuaká um Deus indígena, como conta a lenda Kamukuaká surgiu espontaneamente no mundo, ele não foi gerado como uma criança comum, logo para justificar esse fato ele não tinha umbigo isso era um tipo de tristeza para ele porque ele não se via como uma criança comum, para compensar esse fato de que ele não foi gerado como uma criança normal e de que ele não tinha  umbigo ele deu uma festa, para ver se isso alegrava, e por essa ter sido a festa de um Deus a festa foi muito grande, logo o todo poderoso Sol ficou com inveja de Kamukuaká e decidiu ataca-lo o Sol pegou um arco e flecha e alvejo as flechas contra Kamukuaká , mas sendo Kamukuaká um Deus ele desviou das flechas e as flechas apenas atingiram as suas orelhas. O povo indígena admirado com o Deus todo mundo decidiu furar a orelha em homenagem a esse Deus, e foi assim que surgiu a historia do uso dos alargador no Brasil. Se não me engano essa lenda é contada por índios do Mato Grosso eu não sei se é realmente.


 A maioria das pessoas não tem conhecimento sobre essa lenda, o que me deixa um pouco triste porque as pessoas vão usando as coisas só por ser bonito ou por estar na moda e acabam não pegando, aprendendo essa historia que na minha opinião é muito interessante, bom eu não posso falar muita coisa porque eu também não conhecia a historia , nem a tradição do uso do alargador e pensando nisso eu me senti obrigada a botar isso aqui no blog.







Bem galera é só isso esse assunto foi para quando aqueles seus amigos tapados usam alargadores por modinha e não sabe a tradição e etc. flw vlw Beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário